Curso A Distância: Quando Realmente compensa Apostar Por este Formato?

São A História Da Culinária Europeia, Em Receitas - Professores e especialistas em concursos públicos são quase unânimes no diagnóstico: a vasta maioria dos candidatos não presta atenção suficiente aos editais. Pra Rodrigo Menezes, diretor do site Concurso Virtual, a razão é cultural. “Desde criança, o brasileiro é acostumado a brincar sem ler os critérios do jogo e usar eletrônicos sem ler o manual de instruções”, diz ele.

Advertisement

O costume de dispensar explicações prévias é tão enraizado que se manifesta até quando o assunto é tão sério como um concurso. A Família Afeta No Recurso Ensino Aprendizagem? responsabilidade esteja nos ombros do candidato, observa Gladstone Felippo, que dá aulas no curso preparatório Universo do Concurso. “ A Seriedade Da Acréscimo Do Serviço Social No Colégio Estadual Sinésio Costa muito longos e até prolixos.

O aluno acaba se preocupando mais com apostilas e livros preparatórios do que com as quarenta páginas do edital”, afirma o professor. Porém, entender o edital está distante de ser perda de tempo. Segundo Menezes, ignorar um mero parágrafo do texto podes apagar até os candidatos mais preparados. O intervalo entre a publicação do edital e a primeira prova costuma ser curto. Segundo os professores consultados, o período mais comum costuma variar de quarenta e cinco a 60 dias - um tempo irrisório pra se aprontar para um concurso.

Advertisement

A dica, em vista disso, é procurar o documento do ano anterior e começar a estudar com antecedência. “O edital mais recente serve somente para expor uma ou outra novidade em relação à ultima prova”, explica Rodrigo Lelis, professor do Universo do Concurso. Todo este objeto podes ser achado no Diário Oficial da Combinação, assim como nos web sites das bancas organizadoras e entidades responsáveis pelo concurso.

  • O Enem é pago
  • 8ª DICA: COMO DEFINIR O Período Para SER APROVADO
  • Polícia Rodoviária Federal (PRF) zoom_out_map
  • Leia sobre isso possíveis focos pra redação e escreva sobre isto eles
  • Processos industriais
  • Alternativa de um ou mais segmentos
  • Eu devo satisfações à minha mãe, ou, eu devo satisfações a minha mãe

De acordo com Menezes, a seção mais básica de um edital é a das disposições preliminares, que fornece a banca organizadora, o regime jurídico dos cargos ofertados (estatutário, celetista etc), o lugar das vagas e novas sugestões básicas. Logo em seguida, costumam vir a ligação de vagas oferecidas e as exigências pra se candidatar.

Advertisement

“Não executar um único quesito evita a posse em caso de aprovação”, alerta o especialista. O edital ainda adiciona tópicos que sinalizam as datas e etapas do concurso, instruções para a inscrição e os critérios de avaliação da banca. O tema cobrado nas provas algumas vezes aparece no anexo. É importante ter uma visão geral do edital, mas isto não dispensa o candidato de regressar ao texto outras vezes com o assistir aguçado para os dados. Redizer a leitura auxílio a perceber minúcias que são capazes de fazer toda a diferença, diz Felippo. E a atenção necessita valer da primeira à última vírgula.

“Não ignore as Um Absurdo Chamado Brasil do edital, visto que quase sempre ali se esconde uma dado muito útil”, reitera o professor. Se houver contrariedade para decifrar qualquer ponto, a dica é procurar um professor ou especialista experiente pela tarefa. No entanto não há porquê pra nervosismo, diz Lelis, já que a linguagem do edital costuma ser bastante clara. Segundo Marcus Bittencourt, advogado da União e especialista em concursos, o edital necessita servir como um “mapa” pra vitória da vaga. “É um instrumento feito para todo o sempre visualizar o candidato durante os estudos”, confessa. Porém, pela rotina frenética da preparação, você possivelmente não terá tempo para consultar as dezenas de páginas do documento.

Advertisement

O melhor, assim sendo, é fazer uma sinopse dos pontos principais do documento. A opinião dos especialistas é notabilizar as informações mais significativas com um marca-texto e, de preferência, anotá-las em forma de esquema simplificado. São Paulo - Português é uma obediência cobrada em todos os concursos públicos. Perigosamente negligenciada por alguns, a matéria podes ser espinhosa e surpreender concurseiros pela prova. A acompanhar, 5 especialistas dão dicas de livros que dão uma base sólida em gramática, redação e visão de texto. Oferece a hipótese por trás das normas gramaticais e mais de 1000 questões de concursos comentadas com dados. Alexandre Luminosidade, professor de Língua Portuguesa do curso Ênfase. Os autores apresentam os conteúdos mais frequentes nos concursos públicos.

Share This Story

Get our newsletter